A Agfa anuncia carregador de chapas robótico para automatizar a pré-impressão e aumentar a produtividade

A Agfa apresenta um robô de carregamento de chapas que simplifica e acelera as operações de pré-impressão das impressoras, reduzindo o custo total.

O carregador de chapas robótico da Agfa libera a equipe de pré-impressão das pesadas tarefas manuais e repetitivas, como cassetes de carregamento de chapas de carregadores automáticos ou pallets de fixação na estrutura de carregadores por pallet.

“As impressoras heatset geralmente têm várias impressoras de tamanhos diferentes e, portanto, várias linhas CTP. Relacionadas a isso há as chamadas configurações de carregamento COMBO, cada uma formada por um carregador por pallet e um carregador automático. O carregador de chapas robótico substitui as duas configurações, reduzindo a área ocupada em até 30% e tornando as operações de pré-impressão mais eficientes e produtivas”, disse Iris Bogunovic, gerente de produtos de chapas e sistemas CTP da Agfa.

Em uma primeira fase, a Agfa oferece seu robô de carregamento de chapas para empresas de impressão que usam suas gravadoras de chapas Avalon VLF. O robô é desenvolvido sob medida de acordo com as necessidades específicas de uma impressora e pode suprir simultaneamente várias linhas de produção de chapas com uma velocidade de recolhimento até 80 chapas de impressão por hora, seja qual for o tamanho da chapa. A configuração é especialmente conveniente para impressoras que precisam manipular vários tamanhos de chapa (até cinco). Para uma maior facilidade de uso, o robô de carregamento de chapas vem totalmente integrado com o software de workflow Apogee da Agfa.

O principal fornecedor escandinavo de soluções de marketing impresso, Stibo Complete, é um dos primeiros a adotar o carregador de chapas robótico da Agfa. Como a estratégia da empresa para o futuro inclui toda uma gama de investimentos, bem como aquisições de empresas, uma das condições para o seu sucesso é a configuração do seu negócio de impressão para gerir mais produção com menos recursos. O investimento no novo robô de carregamento de chapas de última geração da Agfa corrobora perfeitamente com essa jornada.

“A automação é importante na estratégia de qualquer empresa em expansão e com visão de futuro”, diz Svend Erik Grue Nielsen, gerente de operações e desenvolvimento da Stibo Complete. “O carregador de chapas robótico da Agfa nos oferece uma vantagem competitiva, pois aumenta nossa produtividade, reduz custos, minimiza erros e otimiza as condições de trabalho para nossos funcionários. Nosso robô de carregamento de chapas poupa os funcionários de aproximadamente 230 toneladas de trabalho pesado por ano.”

Mais informações sobre o carregador de chapas robótico da Agfa podem ser encontradas em https://www.agfa.com/printing/products/plate-loading-automation-using-robotics/?lang=pt-br.