A Agfa apresenta o sistema de impressão inkjet à base de água InterioJet para decoração de interiores

Qualidade de impressão superior e personalização avançada para a impressão digital de designs de superfícies laminadas

O InterioJet 3300 é um sistema inkjet de várias passadas à base de água para impressão em papel décor usado na decoração de interiores, como pisos laminados e mobília. Ele possui qualidade de impressão consistente e brilhante e possibilita a criação de decorações de interiores personalizadas, inclusive logotipos de marcas, imagens ou temas sazonais.

O sistema InterioJet foi desenvolvido na mesma plataforma de impressão inkjet da impressora LED ultravioleta robusta e premiada Jeti Tauro da Agfa para aplicações de impressão de sinalizações e displays. Ele oferece a mesma confiabilidade de impressão, agora com cabeças de impressão, tintas e um sistema de secagem ajustado para tintas com pigmentos à base de água.

“O InterioJet 3300 acelerará a transformação da impressão analógica (gravura) para a impressão digital no mercado de superfícies laminadas”, afirma Tom Cloots, diretor de tintas inkjet industriais da Agfa. “É a solução econômica ideal para ciclos de produção curtos e médios. “Seu tempo de inicialização limitado e sua alta flexibilidade possibilitam que os fornecedores de superfícies laminadas conquistem novos negócios ao responderem às demandas em expansão do mercado, incluindo a impressão sob demanda e a entrega just-in-time (dentro do prazo). O sistema permite que os designers de decoração de interiores utilizem sua criatividade ilimitada e elaborem designs personalizados para cada pedido.”

O InterioJet pode imprimir em dois rolos ao mesmo tempo, cada um com uma largura de até 155 cm e um peso de até 600 kg, na velocidade de até 340 m² por hora. Ele atinge uma qualidade consistente e brilhante ao longo de toda a impressão, bem como entre pedidos de impressão. O sistema se destaca pelo seu contraste, nitidez e saturação de cores superiores, correspondendo aos perfis de cores decorativas típicos do setor.

Com a incorporação da tecnologia de “fina camada de tinta”, marca registrada da Agfa, o InterioJet conta com um baixo consumo de tinta, reduzindo o custo de produção e a área ocupada. Ele pode ser facilmente combinado com diversos processos de impregnação e laminação.

Automação do processo com o Asanti

Como ocorre com as impressoras inkjet de grande formato da Agfa, o InterioJet é gerenciado pelo software de workflow Asanti da Agfa, que aumenta o desempenho do sistema ao controlar, simplificar e automatizar todo o processo de impressão, desde a pré-impressão até o acabamento. A completa integração de manipulação de arquivos, gerenciamento de cores e preflighting do Asanti garante trabalhos uniformes e sem erros.

Para a integração avançada de workflow e gerenciamento de cores aos processos criativos e de reprodução, além do gerenciamento entre cores com os processos analógicos de impressão, o Asanti possui total compatibilidade com os mais recentes produtos AVA CAD CAM.

Tintas combinadas com pigmentos à base de água

De acordo com a abordagem de componentes combinados da Agfa, que garante o alinhamento preciso dos sistemas de impressão, do software de workflow e das tintas, a empresa desenvolveu tintas com pigmentos à base de água especializadas para o InterioJet. Essas tintas ecológicas são leves e à prova d’água e usam pigmentos específicos que oferecem uma alta cobertura de cores. Elas demonstraram ser perfeitamente compatíveis com processos padrão de produção de laminação. Graças à camada fina seca, elas podem ser utilizadas para imprimir excelentes designs em madeira e pedra natural (como mármore) sem relevos na superfície.

Interiojet
InterioJet H3300