Agfa, Interprint e Koenig & Bauer são parceiras para impressão digital de decoração

A gráfica de papel para decoração Interprint expande sua linha de produtos implantando o conjunto de tintas para jato de tinta pigmentado à base de água da Agfa em duas de suas impressoras Koenig & Bauer RotaJET de alta velocidade de passagem única.

A Interprint investiu recentemente em um terceiro sistema RotaJET, seu segundo sistema de última geração. Ambos agora estão funcionando no mesmo conjunto de tintas Agfa. A cooperação entre as três partes permitiu à Interprint, que já se tornou pioneira no setor ao adotar a impressão a jato de tinta em papel de decoração como estratégia de crescimento, expandir sua gama de impressão digital com laminados de primeira linha. Devido as impressões consistentes e intercambiáveis em ambas as linhas, a Interprint pode lançar uma ampla variedade de designs, desde a fase de amostragem inicial até a produção completa.

“Estamos entusiasmados por podermos mostrar total flexibilidade em designs graças à impressão digital de decoração”, afirmou Robert Bierfreund, Diretor Executivo da Interprint GmbH. “A cooperação com a Agfa e a Koenig & Bauer durante a fase inicial das linhas RotaJET foi muito profissional e resultou em um processo de impressão consistente que nos permite atender nossos clientes com uma enorme liberdade de escolha de design e qualidade de impressão superior.”

Estreita cooperação

Nos últimos anos, a Agfa investiu pesadamente no design e na produção de tintas à base de água para impressão em papel de decoração para a produção de laminados (pisos e painéis de móveis). As tintas pigmentadas fornecem impressões consistentes com uma ampla gama de cores e baixo metamerismo (para designs de madeira). Como estão ajustadas aos processos de laminação existentes, elas permitem uma substituição direta das chapas por impressões digitais.

Com a linha RotaJET, a Koenig & Bauer desenvolveu um sistema de impressão de passagem única de primeira classe que atende às demandas da indústria de laminados. Com várias larguras de impressão e uma velocidade de impressão linear de até 135 m/min, ela pode lidar com trabalhos de produção que seriam impressos em chapa antes, bem como imprimir de forma rápida e econômica tiragens consecutivas muito curtas.

A Koenig & Bauer e a Agfa cooperaram estreitamente para validar o desempenho do conjunto de tintas Agfa para uso com a solução de impressão RotaJET. “A Koenig & Bauer testou exaustivamente o conjunto de tintas Agfa na solução de impressão RotaJET em seu Centro de Tecnologia do Cliente em Würzburg”, disse Christoph Müller, membro do conselho administrativo da Koenig & Bauer. “O ajuste fino da tinta para o sistema de impressão foi gerenciado com cuidado por ambas as partes. Isso resultou na RotaJET funcionando de uma maneira muito controlada, oferecendo excelente qualidade de imagem e desempenho geral.”

“A Agfa está comprometida com a indústria de laminados, com muitos anos de P&D investidos em tintas para esta indústria, e recentemente construiu uma nova planta de produção de tinta dedicada”, diz Tom Cloots, Diretor Industrial Inkjet da Agfa. “Temos uma longa tradição no manuseio de pigmentos e adquirimos grande experiência em como dispersá-los em um suporte de tinta à base de água. A tecnologia Agfa permite a produção consistente de tintas para jato de tinta com uma gama de cores muito ampla – um elemento-chave do desempenho geral da tinta – ainda com baixo consumo de tinta.”

Sobre a Koenig & Bauer

A Koenig & Bauer é o fabricante de impressoras mais antigo do mundo, com a mais ampla linha de produtos do setor. Há mais de 200 anos, a empresa oferece suporte a impressoras com tecnologia inovadora, processos sob medida e uma ampla gama de serviços. O portfólio varia de cédulas, papelão, filmes, embalagens de metal e vidro, e inclui livros, displays, codificação, decoração, revistas, publicidade e impressão de jornais. Impressão offset plana e rotativa e impressão flexográfica, offset sem água, entalhe, impressão simultânea e serigrafia ou jato de tinta digital – a Koenig & Bauer está em praticamente todos os processos de impressão e é líder de mercado em muitos deles. No ano fiscal de 2020, os aproximadamente 5.593 funcionários altamente qualificados em todo o mundo geraram vendas anuais de € 1,029 bilhão.

Sobre a Interprint

“Pense globalmente, aja localmente” – a Interprint vem demonstrando essa filosofia há mais de 50 anos. Com cerca de 1.300 funcionários em todo o mundo, 390 deles na sede da empresa em Arnsberg, Alemanha, a Interprint é uma das principais gráficas de acabamento. Fundada em 1969, a Interprint logo começou a explorar um território desconhecido, adicionando uma nova dimensão ao mercado de materiais à base de madeira: a superfície. Desde então, a Interprint se reinventou continuamente: marcos como a introdução da impressão digital ou Press Play, ou ir além da coleção clássica de acabamentos da moda, ilustram o impulso inovador da empresa, que se tornou ainda mais dinâmica em 2019. A Interprint juntou-se ao grupo japonês Toppan, aumentando enormemente sua gama de produtos e possibilidades técnicas. Os acabamentos são aplicados às superfícies de vários materiais à base de madeira, que são então usados para fabricar móveis ou pisos e elementos de encaixe de interiores. A tecnologia de impressão digital também torna possível a produção de pequenos lotes. Os acabamentos em madeira, pedra e adornos da Interprint parecem surpreendentemente “autênticos”. Essa autenticidade também faz parte da cultura corporativa. A Interprint emprega pessoas com verdadeira paixão por acabamentos de mais de 30 culturas globais.

Agfa
Septestraat 27